domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Descendentes


Título: Os Descendentes
Ano: 2012
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Duração: 1h 55min



Havaí. Há 23 dias a vida de Matt King (George Clooney) mudou completamente. Foi nesta data que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofreu um sério acidente de barco e entrou em coma. Desde então cabe a Matt cuidar das filhas Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley), que estuda e vive em outra ilha do arquipélago. Quando é informado pelos médicos que sua esposa irá morrer em breve, Matt resolve trazer Alexandra de volta. Ele conta com a ajuda dela para contar a triste notícia aos amigos e familiares, de forma que eles possam se despedir de Elizabeth ainda em vida. Desbocada e de gênio difícil, Alexandra surpreende o pai ao contar que sua mãe o estava traindo. A notícia afeta profundamente Matt, que passa a querer saber quem era o amante de sua esposa e se ela o amava.


Há momentos na vida em que tudo muda sem aviso prévio. O que parecia estável se desestrutura por completo graças a um evento inesperado. Em “Os Descendentes”,  filme dirigido por Alexander Payne, usa diálogos inspirados para apresentar este período onde não há muita consciência sobre a melhor forma de agir mas, ao mesmo tempo, traz à tona os reais sentimentos dos atingidos, é no meio da crise que se pode conhecer o verdadeiro eu do ser humano. Matt King interpretado por George Clooney é o personagem principal. Ele leva uma vida boa, pai de duas filhas, mora no Havaí, emprego estável como advogado e uma boa quantia no banco, mérito de anos de trabalho e uma herança de família, exceto pelo simples fato de não falar com a esposa a meses, entretanto, após sua esposa Elizabeth sofrer um grave acidente de barco, sua vida muda completamente. Matt agora precisa lidar com Scottie, sua filha de 10 anos a quem não o respeita e Alexandra, com seu poder autodestrutivo com quem não tem a menor afinidade, a situação piora quando Alexandra revela a Matt que sua mãe tinha um amante, sem chão, ele busca respostas. Descobre que não era apenas um caso e que ela pretendia pedir o divórcio. O mundo vem abaixo, mas a vida segue em frente. Afinal de contas, Matt tem uma esposa à beira da morte, uma importante decisão econômica que promete alterar a ilha em que vive e, mais importante ainda, duas filhas.

É um filme retórico, sem graça e previsível, um homem, que após o acidente de sua esposa, se descobre perdido e sozinho para cuidar de suas duas filhas rebeldes e ainda se descobre traído. Há uma abordagem  humana, no sentido de lidar com a dor do personagem ao invés de tentar eliminá-la usando soluções rápidas, é também um filme sobre a fragilidade humana seja físico, através da iminente morte de Elizabeth, ou emocional, com as adversidades enfrentadas por Matt, sob vários aspectos nada mais que isso! Naturalmente eu esperava bem mais de Payne, fiquei frustrada.  Vencedor do Globo de Ouro 2012 de Melhor Filme - Drama e Melhor Ator (Drama) para George Clooney e ganhou o Oscar 2012 na categoria de Melhor Roteiro Adaptado? O que será que eles viram que eu não vi?

Um comentário:

  1. AAA
    Já ouvi falar desse filme! Na verdade eu até iria assisti-lo... porém acabei optando por outro!
    hahaha
    Que bom que eu não assisti! hahahaha
    Globo de Ouro sempre acontece coisas do tipo... coisas que SÓ ELES VEEM! : ]
    Abração!
    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir