domingo, 30 de dezembro de 2012

O morro dos ventos uivantes

 O Morro Dos Ventos Uivantes


Autor (a): Emily Bronte
Editora: Lua de Papel
Páginas: 292
Edição: 2009



Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

  Este é um dos melhores romances que eu já li. No começo me pareceu entediante mas no desenrolar da história é que podemos notar que é envolvente. O ambiente sombrio e tempestuoso nos transmite um certo mistério, uma história muito intensa sobre amor não correspondido e vingança. 
Já li muitos livros, porém poucos como este, onde um autor é capaz de misturar o amor e o ódio entre duas pessoas. “O morro dos ventos uivantes” de Emily Bronte é sem dúvidas um trabalho genial, com personagens de personalidades incríveis, capazes de nos comover tanto pelas suas virtudes quanto por seus defeitos (que não são poucos). A história de amor mesmo conturbada meche com o leitor e eu fiquei completamente perdida sem saber de que lado ficar e como deveria ser o final certo para a obra. O livro se empenha em contar a história da família Earnshaw, que após adotar um jovem filho de ciganos tem suas vidas aos poucos modificadas. A história nos é em grande parte narrada através da governanta da família, a senhora Ellen Dean, que recebe um viajante em uma das casas da família de Heathcliff (o garoto cigano que consegue tomar para si todas as posses da família que o adotou) e resolve lhes contar a história de Catherine e seu patrão. Seus encontros e desencontros, tensões e afetos. Heathcliff é sem dúvidas um personagem rico do ponto de vista literário, capaz de despertar no leitor amores e ódios intensos. Ele não é herói, também não é vilão, nem tão pouco vítima, Heathcliff transita entre os polos de forma magistral, carregando a amargura e a dor de sua história de forma tão intrínseca em seu ser que o leitor, por mais que apresentado a suas maldades, não consegue desprezá-lo por completo.
Para os que não apreciam a leitura, há o filme, porém, deixa aquela sensação de que ficou muito vago. A história perfeita está no livro, isso não posso negar, indico :D

2 comentários:

  1. Eu amei o livro, apesar de odiar esse casal... Mas gostei do fim, alguma coisa deu certo... E assim que terminei de ler, fui correndo baixar o filme. Só fiquei meio chateada, porque não tem algumas respostas para certas perguntas que vão aparecendo, como por exemplo, de aonde Heathcliff veio e o que fez durante os três anos que ficou fora, como ficou rico...

    * Feliz 2013 *

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra ler esse livro. Além de Meyer, outros autores também criaram personagens que são fãs do livro. E o que eu mais gostei e que me fez ter vontade de ler "O morro dos ventos uivantes", foi a Lennie de "O céu está em todo lugar". No livro, ela fala que já o leu 24 vezes.

    Bjos

    Juliene Farnez
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir